Scroll to top

Locais a explorar em Vila Real


Junho 17, 2022Sem Comentários

Locais a explorar em Vila Real

Situada numa área privilegiada de grande abundância natural, abrigada pelas magníficas Serras do Marão / Alvão e pelo rio Corgo, Vila Real é a cidade transmontana que lhe oferece todo o património cultural da região, expressa nos momentos gastronómicos, no famoso barro de Bisalhães e nas suas gentes.

Com o verão mesmo ali ao virar da esquina e os dias solarengos, esta é a sua oportunidade para realizar uma verdadeira escapadinha e conhecer ao detalhe os segredos escondidos por detrás dos montes.

São, de facto, vários os locais a não perder numa visita a Vila Real. Contudo, apresentamos-lhe alguns destaques imperdíveis, como é o caso do Palácio de Mateus, a obra de Nicolau Nasoni e o Jardim Botânico da UTAD. No entanto existem outros locais que não deve descorar na sua visita:

 

Capela Nova

De uma fachada profundamente decorada, mantém uma arquitetura sólida marcada por duas imponentes colunas de ordem toscana, de cada lado do pórtico da entrada, com entablamento em relevo e frontão contracurvado a que se sobrepõem três esculturas que representam São Pedro e dois anjos.

 

Parque Natural de Alvão

Por aqui as espécies de arvores são variadas, com carvalhais, nas zonas mais elevadas, e bosques mistos de folhosas que alternam com plantações exóticas. Na proximidade das linhas de água, onde uma fauna variada vai beber, destaca-se a presença uma bela árvore, o vidoeiro. As áreas agrícolas incluem campos de centeio (cereal de altitude), de milho e de batata, lameiros, onde se cria o gado maronês, e baldios, em que se apascenta a cabrada. Pode desfrutar de paisagens arrebatadoras.

 

Cascata Galegos da Serra

Localizada perto da aldeia que lhe dá o nome e dentro da área protegida do Parque Natural do Alvão, esta cascata é um dos pequenos tesouros desta região, pela sua envolvência e calma. Aproveite momentos de sossego.

 

Sé de Vila Real / Igreja de São Domingos

Sede de um convento da ordem de São Domingos e fundada por monges vimaranenses em tempo de D. João I (1421), a Sé da cidade encontra-se no centro de Vila Real e apresenta-se como o melhor exemplo transmontano da arquitetura gótica.

 

Barragem do Sordo

A poucos minutos do centro, a Barragem do Sordo é uma opção vantajosa para quem quer dar uns mergulhos sem sair da zona de um roteiro mais citadino. Nesta Barragem, vai encontrar paisagens aliciantes e uma água convidativa.

 

Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real

O MANVR dá a conhecer ao visitante a Exposição Permanente de Numismática e a Exposição Permanente de Arqueologia, disponibilizando ainda um Serviço Educativo, que complementa não só a visita às referidas exposições como a atividade da Área de Exposições Temporárias. Está ainda disponível ao público em geral o Centro de Documentação, que inclui obras nas áreas da história local, arqueologia e numismática, entre outras.

 

Museu da Vila Velha

A organização do espaço interior do Museu, com a distribuição de espaços por dois pisos, permite a definição de duas áreas expositivas: no piso inferior, uma área dedicada a exposições temporárias, de temática diversa; no piso superior, uma área para a realização de exposições de média duração, preferencialmente relacionadas com a arqueologia.

 

Passadiços de Vila Real

Os mais recentes passadiços da cidade permitem-lhe conhecer as escarpas do Corgo, o seu leito e ter uma vista diferenciada de Vila Real. Venha aproveitar momentos de contacto com a natureza e descobrir novas rotas.

 

No final deste percurso, saboreie os melhores sabores da região, no CAISDAVILLA.

 

Faça já a sua reserva!

 

Contactos:
+351 259 351 209
geral@caisdavilla.com

 

 

Author avatar

Cais da Villa

https://caisdavilla.com
Localizado num antigo armazém de mercadorias da estação ferroviária de Vila Real, edifício histórico com mais de cem anos, o CAISDAVILLA destaca-se pela criatividade e inovação do projeto, considerado, pelo Turismo de Portugal, como ponto de interesse turístico na região duriense e alto duriense.
WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá!
Como podemos ajudá-lo?