Locais a explorar em Vila Real
Locais a explorar em Vila Real
Locais a explorar em Vila Real
Locais a explorar em Vila Real
Locais a explorar em Vila Real
Locais a explorar em Vila Real
Locais a explorar em Vila Real
Situada numa área privilegiada de grande abundância natural, abrigada pelas magníficas Serras do Marão / Alvão e pelo rio Corgo, Vila Real é a cidade transmontana que lhe oferece todo o património cultural da região, expressa nos momentos gastronómicos, no famoso barro de Bisalhães e nas suas gentes.
Com o verão mesmo ali ao virar da esquina e os dias solarengos, esta é a sua oportunidade para realizar uma verdadeira escapadinha e conhecer ao detalhe os segredos escondidos por detrás dos montes.
São, de facto, vários os locais a não perder numa visita a Vila Real. Contudo, apresentamos-lhe alguns destaques imperdíveis, como é o caso do Palácio de Mateus, a obra de Nicolau Nasoni e o Jardim Botânico da UTAD. No entanto existem outros locais que não deve descorar na sua visita:
Capela Nova
De uma fachada profundamente decorada, mantém uma arquitetura sólida marcada por duas imponentes colunas de ordem toscana, de cada lado do pórtico da entrada, com entablamento em relevo e frontão contracurvado a que se sobrepõem três esculturas que representam São Pedro e dois anjos.
Parque Natural de Alvão
Por aqui as espécies de arvores são variadas, com carvalhais, nas zonas mais elevadas, e bosques mistos de folhosas que alternam com plantações exóticas. Na proximidade das linhas de água, onde uma fauna variada vai beber, destaca-se a presença uma bela árvore, o vidoeiro. As áreas agrícolas incluem campos de centeio (cereal de altitude), de milho e de batata, lameiros, onde se cria o gado maronês, e baldios, em que se apascenta a cabrada. Pode desfrutar de paisagens arrebatadoras.
Cascata Galegos da Serra
Localizada perto da aldeia que lhe dá o nome e dentro da área protegida do Parque Natural do Alvão, esta cascata é um dos pequenos tesouros desta região, pela sua envolvência e calma. Aproveite momentos de sossego.
Sé de Vila Real / Igreja de São Domingos
Sede de um convento da ordem de São Domingos e fundada por monges vimaranenses em tempo de D. João I (1421), a Sé da cidade encontra-se no centro de Vila Real e apresenta-se como o melhor exemplo transmontano da arquitetura gótica.
Barragem do Sordo
A poucos minutos do centro, a Barragem do Sordo é uma opção vantajosa para quem quer dar uns mergulhos sem sair da zona de um roteiro mais citadino. Nesta Barragem, vai encontrar paisagens aliciantes e uma água convidativa.
Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real
O MANVR dá a conhecer ao visitante a Exposição Permanente de Numismática e a Exposição Permanente de Arqueologia, disponibilizando ainda um Serviço Educativo, que complementa não só a visita às referidas exposições como a atividade da Área de Exposições Temporárias. Está ainda disponível ao público em geral o Centro de Documentação, que inclui obras nas áreas da história local, arqueologia e numismática, entre outras.
Museu da Vila Velha
A organização do espaço interior do Museu, com a distribuição de espaços por dois pisos, permite a definição de duas áreas expositivas: no piso inferior, uma área dedicada a exposições temporárias, de temática diversa; no piso superior, uma área para a realização de exposições de média duração, preferencialmente relacionadas com a arqueologia.
Passadiços de Vila Real
Os mais recentes passadiços da cidade permitem-lhe conhecer as escarpas do Corgo, o seu leito e ter uma vista diferenciada de Vila Real. Venha aproveitar momentos de contacto com a natureza e descobrir novas rotas.
No final deste percurso, saboreie os melhores sabores da região, no CAISDAVILLA.
Faça já a sua reserva!
Contactos:
+351 259 351 209
geral@caisdavilla.com