Scroll to top

Favas guisadas com enchidos e Cuscos Transmontanos


Abril 27, 2020Março 25, 2022Sem Comentários

OChef Daniel Gomes recomenda… Favas guisadas com enchidos e cuscos Transmontanos. Como prometido, o nosso Chef, vem partilhar consigo um prato da época, com uma identidade bastante Transmontana.

 

 

Receita:

Favas guisadas com enchidos e Cuscos Transmontanos
2 pax

 

Ingredientes:

200 Gr Favas sem pele
½ Linguiça
100gr toucinho Bísaro entremeado em cubos
100gr de Moira
50gr de Manteiga
150gr de Bacon em cubos
200gr de Cuscos
100gr de cebola Picada
2 Dentes Alho Picados
1 Tomate Maduro em cubos
150 ml Vinho Branco
500ml caldo de legumes (aparas de legumes (ex: cascas de cebola, talos de salsa, cenoura)
Q.B Flor de Sal
Q.B Pimenta preta

 

 

Preparação:

1 – Numa panela colocar água e as aparas de legumes. Deixar ferver lentamente durante 20minutos, enquanto prepara a receita.

 

2 – Cozer a moira em água a ferver durante 2 minutos. Deixar arrefecer a temperatura ambiente. Retirar a pele da moira e numa taça misture a moira e a manteiga com ajuda de um garfo. Este passo será para depois finalizar a receita.

 

3 – Num tacho em lume baixo, colocar o toucinho a refogar para soltar lentamente a gordura. Deixar alourar o toucinho durante 2 minutos. Juntar o alho e a cebola em lume médio. Refogar durante 2minutos e de seguida juntar o bacon, a linguiça. Deixar alourar durante 2 minutos. Acrescentar o tomate, envolvendo-o bem no refogado, e de seguida refrescar com vinho Branco. Deixar apurar lentamente durante 5 minutos.

 

4 – Adicionar os cuscos e o caldo de legumes até cobrir o preparado. Em lume baixo deixar cozer durante 6 Minutos. Juntar as favas envolvendo bem e acrescentar mais caldo até cobrir. Deixar cozinhar durante 3 minutos em lume baixo. Retificar os temperos tendo em conta o sabor dos enchidos.

 

5 – Para finalizar, fora do lume, juntar a manteiga de moira (processo nº 2) e ligar suavemente até obter uma textura cremosa.

 

Agora que já sabe a receita, gostaríamos que partilhasse connosco o seu resultado. Vamos a isso? ? Bom proveito!

 

Fique em casa. Por si, por nós, pelos seus.

Em breve voltaremos a estar de portas abertas para o/a receber.

 

 

#caisdavilla #caisdavilla10anos #vilareal #douro

Author avatar

Cais da Villa

https://caisdavilla.com
Localizado num antigo armazém de mercadorias da estação ferroviária de Vila Real, edifício histórico com mais de cem anos, o CAISDAVILLA destaca-se pela criatividade e inovação do projeto, considerado, pelo Turismo de Portugal, como ponto de interesse turístico na região duriense e alto duriense.

Pode ser também do seu interesse:

WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá!
Como podemos ajudá-lo?