Scroll to top

Jantar Vínico 2022


Outubro 24, 2022Outubro 24, 2022Sem Comentários

Focado em oferecer experiências únicas e diferenciadoras a quem o visita, o Cais da Villa recebeu, no dia 20 de outubro, um jantar vínico que combinou de forma surpreendente, com lotação esgotada, as criações outonais do Chef Daniel Gomes e os vinhos de 3 produtores: Monte Cascas, MENIN Douro Estates e Quinta da Rede.

Com uma vista privilegiada e atmosfera requintada, este evento teve como principal objetivo não só dar a conhecer os produtores, mas também difundir um pouco do nome das empresas pelos interessados, que tiveram oportunidade de acompanhar os vinhos com magníficos pratos confecionados.

O chef Daniel Gomes e o sommelier Guilherme Osório, convidaram os presentes para uma experiência gastronómica de excelência, com a realização de uma prova vertical seguida de jantar.

Preparado pelo chef Daniel Gomes, o menu foi constituído por quatro momentos, com a harmonização a cargo dos próprios clientes.

Para iniciar a refeição, o Chef Daniel Gomes sugeriu uma entrada que é muito focada na receita tradicional: Brandade de Bacalhau com creme aveludado de cebola, apresentado de uma forma diferente. O segundo prato foi Camarão Braseado com Risotto de Abóbora e Funcho. “Uma excelente ligação com a abóbora e o anisado do funcho. Aqui cada vez mais vemos contrastes diferentes da abóbora doce, carnuda e o funcho, com um sabor a anis, que não é difícil de harmonizar, mas há notas que não se vão ligar tão bem com determinados vinhos”.

Como segundo momento, foi servido Presa de Porco Bísaro, ragoût de cogumelos, castanhas e romã em que “o objetivo foi não mexer muito e só focar no próprio sabor do produto, sem alterar muito o sabor”.

Para terminar a experiência gastronómica da melhor forma, o chef propôs uma Ganache de chocolate branco, baunilha, noz e figo. “Já de si uma excelente harmonização mas quis interpretar uma vez mais com texturas diferentes e que não sobressaísse sobre o vinho escolhido para harmonizar esta sobremesa”.

Daniel Gomes tem como objetivo nos próximos meses apresentar mais menus gastronómicos, tendo como missão o cliente encontrar a sua harmonização.

O alinhamento contou com uma pequena apresentação dos produtores, que puderam dar a conhecer a história e como se formaram as respetivas empresas a todos os participantes neste jantar. Foram-se desenvolvendo conversas sobre a combinação entre gastronomia e vinhos, cujas explicações foram do agrado dos presentes, um carácter quase cultural proporcionado por estes momentos.

José Perry Vidal, representante da MENIN Wine Company, referiu a importância da divulgação da marca no Cais da Villa, “que é uma embaixada em todo o país, nas redes sociais e nos jornais”. O produtor apresentou a marca H.O e respetivos vinhos, nomeadamente o Moscatel Galego, proveniente de uma monocasta, o Sousão. Também reservas tintos e brancos constaram da apresentação, marcas que identificam Portugal e a portugalidade, mas também a região de Sta Marta de Penaguião e de Vila Real.

“Temos a maior zona contígua de vinhas velhas e estamos a tirar o máximo partido dessas qualidades que o terroir dessa zona nos permite. Para nós é um orgulho representar estas marcas, obviamente com imenso gosto e com imenso prazer que estamos aqui no Cais da Villa a fazer a apresentação destas marcas e temos a certeza que não só hoje, como para o futuro vamos ser um sucesso. O ambiente está fantástico, as pessoas estão a perguntar, estão a provar. Estão a conhecer as marcas. O espaço é fantástico, fiquei a conhecer melhor o Cais da Villa e estão de parabéns.”

Hugo Costa, representante da marca Casca Wines refere que é sempre adepto deste tipo de eventos, pois há a divulgação do produto e o apoio a quem organiza e quem o divulga diariamente.

“É óbvio que também nos interessa a nós divulgar a nossa marca, estarmos presentes com pessoas que são o consumidor final e quem vai fazer crescer o nosso negócio, ao mesmo tempo dar a conhecer um pouco o nosso projeto, porque é um projeto singular. Nós produzimos no país todo, sem possuir uma única vinha, compramos a uva ao viticultor, normalmente trabalhamos com aqueles viticultores mais tradicionais, tentamos ir buscar o melhor de cada região.”

José Alves, produtor da Quinta da Rede menciona a importância deste tipo de jantares para a divulgação de vinhos que não são muito conhecidos, mas que têm ganho grande notoriedade nacional como internacional.

“Degustamos os pratos fabulosos que o chefe nos preparou, com a harmonização perfeita dos vinhos Quinta da Rede e outros vinhos de outros produtores que aqui estão presentes. São vinhos muito bons, sem dúvida. Portugal revê-se na qualidade dos vinhos, que são cada vez mais fabulosos e é para os nossos consumidores que continuamos a fazer vinhos de excelente qualidade.”

“No Cais da Villa, o jantar vínico é uma maneira de dinamizar o espaço e dinamizar os produtores, contudo, este jantar é diferente dos demais. Não é cada prato ter uma harmonização específica.” – Guilherme Osório, Sommelier Cais da Villa

Durante todo o Jantar Vínico, foram-se desenvolvendo conversas sobre a combinação entre gastronomia e vinhos, cujas explicações foram do agrado dos presentes que saíram bastante satisfeitos desta experiência única, de carácter quase cultural proporcionado por estes momentos.

Author avatar

Cais da Villa

https://caisdavilla.com
Localizado num antigo armazém de mercadorias da estação ferroviária de Vila Real, edifício histórico com mais de cem anos, o CAISDAVILLA destaca-se pela criatividade e inovação do projeto, considerado, pelo Turismo de Portugal, como ponto de interesse turístico na região duriense e alto duriense.

Pode ser também do seu interesse:

Post a Comment

WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá!
Como podemos ajudá-lo?